Link de pagamento: o que é e quais são os benefícios para varejistas
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Diversos meios de pagamentos digitais vêm ganhando força no mercado este ano. Um deles é o link de pagamento, que chega como uma alternativa para a captura de vendas, sem que o varejista precise de um site, loja física ou maquininha de cartão para vender seus produtos e serviços. Como o próprio nome sugere, basta enviar o link por mensagem ou pelas redes sociais para concluir o procedimento.
A praticidade da ferramenta, tanto para quem compra, quanto para quem vende online, responde às novas demandas de consumo para além dos sistemas convencionais. O salto no uso de social apps, acelerado pela pandemia, transformou as mídias sociais em novos canais para enviar cobranças e links de pagamentos de qualquer lugar, a qualquer hora.
No começo de 2020, uma pesquisa da Kantar, com amostra de mais de 25 mil pessoas, apontou que Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% no período. Já outro estudo, agora da ESPM, indicou que o WhatsApp foi o aplicativo mais usado em 2020. Não por acaso, vemos crescerem os recursos voltados à divulgação comercial e ao uso das redes para promover os mais diversos produtos ou serviços, reforçando sua importância como um meio estratégico para realização de vendas.
Mesmo que o comércio físico esteja em processo de retomada, os números do consumo digital seguem acelerando e convergindo para um modelo híbrido, como é o caso do link de pagamento.
Entenda melhor os benefícios da funcionalidade e as soluções Dock para essa modalidade!
Como funcionam as transações com link de pagamento
Por meio de uma plataforma que fornece o serviço de link de pagamento, o emissor cadastra o produto, valor e número de parcelas. Logo depois, o sistema gera um link que pode ser compartilhado com o consumidor por redes sociais, SMS, email ou WhatsApp. Por último, o cliente recebe o link e é direcionado para escolher a forma de pagamento e efetuar a compra.
Pela simplicidade de uso, baixo custo e redução de atrito na hora do checkout, a ferramenta é uma solução versátil, que pode atender pequenas, médias e grandes empresas, encurtando etapas no processo de venda online.
No caso do Whatsapp como canal de compra, por exemplo, existem duas formas de realizar a venda: com automação por chatbots programados ou por venda assistida, com interação entre vendedor e cliente. Neste sentido, uma das vantagens do modelo é a possibilidade de atendimento híbrido, entre o físico e o digital, sendo que o link de pagamento pode ser utilizado inclusive como um complemento do e-commerce na continuidade de compra – e não como uma modalidade concorrente.
Com rapidez e segurança, o grande objetivo do link de pagamento é facilitar as operações online, proporcionando uma jornada simples, da intenção de compra até o momento do checkout. Mas por quais motivos essa é uma boa opção para varejistas, em comparação a outras alternativas existentes no mercado?
Diversificação de pagamento e outros benefícios para varejistas
Como emissor, entres as vantagens de optar pelo link de pagamento como uma funcionalidade para os seus produtos financeiros está a diversificação na forma de pagamento. Ou seja, a escolha da ferramenta não precisa ser única e exclusiva, mas abre um leque de possibilidades já que a transação comercial pode iniciar por qualquer meio digital onde se possa receber e abrir um link.
Veja outros benefícios:
Controle nas mãos do varejistas
Quem gera o link de pagamento também controla o valor do produto cadastrado e tem a inteligência de gerar uma oferta exclusiva. Por exemplo: para aumentar as conversões de venda, é possível gerar um link por tempo limitado com alguma estratégia de promoção – função bastante aplicada por emissores do setor varejista.
Link de pagamento por QR Code
A URL gerada pelo QR Code pode ser o próprio link de pagamento, sendo mais uma alternativa de divulgação de produtos ou serviços.
Recuperação no abandono de carrinho
Com essa solução, é possível recuperar os clientes que não efetuaram a compra de pedidos no e-commerce e, assim, criar uma segunda oportunidade de conversão.
Pagamento sem distrações
Em uma página de e-commerce, o cliente pode se distrair com outras propagandas ou opções de produto no momento de fechar o pedido. Com o link de pagamento isso não ocorre, pois só existe a opção de inserir os dados e efetuar a compra.
Conheça os diferenciais do link de pagamento Dock
Todas as vantagens citadas anteriormente já são experimentadas por emissores de link de pagamento, independentemente da plataforma escolhida. Na Dock, ao entender esse sistema como uma tendência de mercado, adicionamos ainda outros benefícios exclusivos no desenvolvimento da ferramenta.
Lançando recentemente dentro da plataforma Connect, o sistema de link de pagamento Dock foi estruturado pensando em simplificar ainda mais a estratégia de venda dos varejistas. Com a intenção de romper barreiras nos processos de integração, nosso diferencial está em trazer a operação do cartão private label para dentro do link de pagamento.
Conheça os benefícios da nossa ferramenta:
- Integração com adquirentes: além das operações por boleto ou outros cartões que a maioria dos players entrega, nosso sistema produz um link de pagamento nativo que possibilita também transações via cartão private label e CPF Token, já integrados com adquirentes do mercado por API.
- Customização na descrição da compra: na ferramenta Dock é possível gerar uma descrição mais detalhada dos itens que estão sendo comprados, proporcionando maior transparência com o cliente.
- Segurança: o desenvolvimento da plataforma se utiliza das melhores práticas de segurança da informação, garantindo uma jornada protegida de possíveis fraudes.
Atualmente, nosso sistema está disponível em produção para clientes usando o PagSeguro como adquirente. Para implementar o link de pagamento, o varejo não precisa ser, necessariamente, um cliente Dock: basta ter uma interface de comunicação com as APIs.
Link de pagamento: o que você viu nesse artigo?
- O link de pagamento é uma alternativa para a captura de vendas, sem que o varejista precise de um site, loja física ou maquininha de cartão para vender seus produtos e serviços.
- Com o crescimento no uso dos canais digitais e redes sociais durante a pandemia, a ferramenta é uma solução que garante diversidade e simplicidade na oferta de meios de pagamento.
- A plataforma Dock se diferencia de outros links de pagamento, porque possibilita também transações via cartão private label e CPF Token, já integrados com adquirentes do mercado por API.
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