Private Label como ferramenta de fidelização de clientes
6 minutos de leitura
É preciso investir em diversas frentes para garantir a fidelização de clientes em um segmento tão dinâmico quanto o varejo.
Com tantas ofertas de marcas, produtos e serviços, diferentes estratégias para encantar os consumidores e novas tecnologias, as empresas estão em constante transformação para não perder espaço.
E para garantir esse espaço é preciso faturar, para faturar é preciso ter clientes, e para ter clientes é preciso encaixar seu produto nos hábitos de consumo de um determinado público.
Falando dessa forma pode até parecer fácil, mas certamente não é. Conquistar clientes é um desafio, e mantê-los próximos à empresa pode ser ainda mais difícil. Mas os varejistas sabem que fidelizar é mais barato e rentável do que conquistar um novo. Por isso, estão sempre em busca de novas e melhores formas de garantir a fidelização de clientes.
Existem muitas táticas que podem ser empregadas para fidelizar seus clientes. Aqui vão algumas delas:
Conheça seu público
Antes de mais nada, é preciso conhecer bem quem são os seus consumidores. Entender o perfil desse público, seus hábitos e objetivos, vai te ajudar a chegar mais perto de oferecer o que ele quer, no momento que ele precisa.
Além de técnicas simples como um sistema de geração de cadastros nas lojas e no e-commerce, soluções voltadas à análise de dados, que trabalham com Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo, devem ser utilizadas pelo varejo para ganhar um conhecimento ainda mais profundo sobre o seu público.
Ofereça uma ótima experiência
Seja qual for o produto ou o canal de venda, o cliente precisa ter uma boa experiência de compra, desde o primeiro contato com sua loja. Caso seja online, pense em formas de deixar seu site mais atrativo e amigável. É fundamental que o seu e-commerce seja desenvolvido levando em conta boas práticas de UX (user experience), para que tenha uma navegabilidade agradável e todos seus elementos voltados para a conversão.
Para lojas físicas, aposte no treinamento de seus vendedores, para que eles sejam capazes de não apenas atender, mas principalmente antecipar as necessidades dos clientes. Além disso, ofereça soluções que facilitem a jornada do consumidor em sua loja, como aquelas focadas no autoatendimento.
Você já conhece o Moai?
Moai é o totem de autoatendimento da Dock, que pode ser utilizado pelos portadores de cartões private label dos nossos emissores. O usuário faz o login através de biometria facial e paga sua fatura em menos de um minuto. Ou seja, ele não precisa enfrentar nenhuma fila e vivencia uma experiência de pagamento ágil, confortável e sem atrito.
Crie um “algo a mais”
Ofereça algo em sua loja que faça com que seu cliente queira voltar. Pode ser um programa de fidelidade, descontos cumulativos, parcerias com outras lojas, ações de cashback… O importante aqui é que o cliente assíduo sinta-se recompensado por sua fidelidade à sua loja. Ainda, os diferenciais oferecidos podem ser também um estímulo para que o consumidor indique a sua loja para amigos e familiares.
Conceda crédito
Essa talvez seja uma das ferramentas mais eficientes para a fidelização de clientes. Com uma situação econômica delicada, muitas pessoas buscam alternativas de crédito que facilitem sua vida, não necessariamente relacionadas a bancos. Nesse cenário, as empresas que apresentam cartões Private Label, os famosos cartões de loja, saem na frente.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o faturamento em cartões próprios deve atingir a marca de R$ 293 milhões até 2022. Esse levantamento da Abecs ainda aponta que as vendas nessa modalidade representam 12% do faturamento total em cartões de crédito no Brasil, um número muito representativo para o varejo.
Além das vantagens de fidelização de clientes, ao estabelecer um cartão próprio para sua loja, você abre as portas para um público que talvez ainda não consumisse seu produto, aumenta o ticket médio de suas vendas, passa a conhecer ainda melhor seus clientes e gera visitas mais recorrentes em seu estabelecimento. Esses benefícios em dispor de um Private Label certamente superam os riscos que você assume ao conceder crédito.
E para tornar esse cartão de loja ainda mais atrativo, você pode criar condições diferenciadas de pagamento e vantagens exclusivas, como programa de pontos, descontos e ofertas.
Você já conhece a Merci?
Existem mais de 200 milhões de cartões private label emitidos no Brasil, que podem ser utilizados apenas no estabelecimento emissor. Um mercado com mais de R$ 40 bilhões de crédito disponível e não utilizado. Merci foi criada para integrar esses cartões a produtos e serviços de grande valor para os consumidores.
Através de uma carteira digital, os clientes podem agregar todos os seus cartões de loja e usar os créditos no pagamento de serviços como recarga de celular, corridas em aplicativos, delivery de comida e muito mais.
Private Label como forma de fidelização de clientes
Uma coisa é certa: o mercado está mudando e você não pode ficar para trás! Os cartões Private Label trazem diversas vantagens para o varejo e são soluções excelentes para quem busca fidelizar clientes, consolidar a marca, aumentar o faturamento e motivar consumidores (novos e antigos) a consumir em sua rede.
Se quiser saber mais sobre essa possibilidade, entre em contato conosco ou deixe um comentário nesse post. Queremos ouvir sua opinião!
Artigos relacionados
- Pix no varejo: como se preparar para aderir ao sistema?
- Banking as a service (BaaS): Uma nova forma de ter o seu próprio banco
- 10 tendências para o varejo brasileiro agora e no pós-pandemia
- Inclusão financeira no Brasil: um desafio para o país, uma oportunidade para o Varejo
- Onboarding digital: muito além da digitalização do papel