Atuando em cerca de 80 municípios dos 150 que compõem a Amazônia Ocidental – onde agências, caixas eletrônicos e o próprio dinheiro em espécie são escassos – esta companhia compreendeu que muitas pessoas na região não tinham acesso à conta bancária ou ao crédito e, por isso, não conseguiam consumir.
O cenário motivou a maior varejista da Região Norte a prover uma solução financeira completa para seus clientes, utilizando a infraestrutura própria de logística para facilitar o acesso à solução.
Ao firmar uma parceria estratégica com a Dock, provedora de soluções em pagamentos e banking, a empresa encontrou estrutura tecnológica de ponta e todo o conhecimento necessário para criar uma conta digital completa e conectar as múltiplas partes do seu negócio ao ambiente financeiro.
Poucos meses após o lançamento da solução, foram registradas mais de 8 mil contas ativas e 34 mil cartões emitidos. Os números fortalecem o propósito de inclusão financeira da varejista que, para muitos clientes do interior, foi a primeira fonte de crédito formal.
Com uma base de mais de três milhões de clientes, esta corretora de investimentos percebeu que a imensa maioria de seus clientes ainda deixava grande parte de seus recursos sob custódia dos bancos tradicionais.
Para estimular o cliente a migrar a totalidade dos seus recursos para a empresa de investimentos, a estratégia foi configurar um produto com benefícios relevantes. Assim surgiu a ideia de criar um atrativo sistema de cashback.
Essa operação só se tornou possível porque a corretora encontrou na Dock – provedora de tecnologia em pagamentos e banking – a parceira ideal para atuar no ciclo completo de emissão e processamento de cartão, e lançar rapidamente o produto no mercado.
O plano deu mais do que certo: o cartão da corretora já é o cartão principal de 62% dos clientes. Além disso, o usuário que adquire o cartão investe em média 17% mais do que aquele que não habilitou o produto.
Os fundadores deste neobanco perceberam que ainda faltava no Brasil uma instituição que tivesse uma oferta de produtos para toda a pirâmide social. A ideia foi criar uma marca “desejo”, que se identificasse com pessoas de alta renda, mas que também oferecesse produtos para outros públicos, numa inovadora estratégia de “exclusividade inclusiva”.
Para obter sucesso na criação de um banco digital do zero, era primordial ter velocidade na implementação do sistema e agilidade para se lançar no mercado.
Assim nasceu a parceria com a Dock, uma das líderes em tecnologia para pagamentos e banking que, dentre outras, oferece uma solução completa de emissão e processamento de cartões, tudo isso com fácil implementação e time-to-market ágil.
Dessa forma, foi possível para este banco digital criar uma marca aspiracional e, ao mesmo tempo, lançar com agilidade sua proposta no mercado, construindo um dos mais impressionantes cases de sucesso do setor financeiro do Brasil.
Posicionada entre as líderes da venda direta no mundo, esta multinacional de cosméticos de origem brasileira conta com uma extensa rede de consultoras que, apesar de consolidada, enfrentava um desafio de grandes proporções para sua evolução: a desbancarização. Para dar uma ideia da dimensão do problema, cerca de 40% da força de venda não tinha acesso à conta bancária.
Para resolver essa questão, nasceu a ideia de uma criar uma fintech proprietária e contar com a parceria da Dock para prover tecnologia em pagamentos e banking a partir de uma plataforma completa de Banking. Os resultados são motivos de celebração: em um ano foram ativadas 300 mil contas e emitidos mais de 190 mil cartões.
Com isso, a companhia não apenas solucionou a demanda por tecnologia para suas soluções financeiras como consolidou um novo negócio de sucesso em suas operações.
Com o objetivo de tornar essas transações – até então simplesmente financeiras – em uma experiência mais personalizada ao cliente e totalmente integrada ao seu programa de relacionamento com o consumidor, a varejista estabeleceu como prioridade a criação de uma plataforma própria de produtos financeiros.
A ideia era contar com uma solução 100% digital, com cartões físicos ou digitais, para uso em suas lojas, no seu e-commerce e no seu marketplace, sem cobrança de anuidade e com a oferta de descontos e possibilidade de parcelamento pelo aplicativo.
A partir dessa definição, a companhia encontrou a Dock, provedora de tecnologia em pagamentos e banking, a parceira ideal para atuar no ciclo completo de emissão e processamento dos cartões e lançar rapidamente o produto no mercado.
A plataforma Cards & Credit da Dock oferece uma solução completa, de fácil implementação por meio de APIs, que acelera a criação de um produto do zero, reduzindo consideravelmente o time to market.