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    BNPL: a ‘gourmetização’​ do crediário e a grande tendência para 2022

    Publicado em 15 fev 2022. 5 minutos de leitura
    BNPL: a ‘gourmetização’​ do crediário e a grande tendência para 2022
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    Responsável por alavancar o varejo no Brasil, a democratização de crédito deve ganhar ainda mais força em 2022. Aquilo que antigamente era conhecido como “crediário”, atualmente, ganhou um nome muito mais gourmet e, portanto, deve ser ainda mais utilizado por empresas e bancos: “Buy Now, Pay Later” ou simplesmente BNPL.

    Artigo escrito por Rafa Pires, Head de negócios da indústria do Varejo na Dock

     

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade única e exclusiva do autor.

     

    O que é BNPL e quais são as características que estão impulsionando o sucesso?

    Uma das grandes vantagens do BNPL é a flexibilidade, pois o consumidor pode comprar itens de maior valor sem ter muitas “dores no bolso”.

    Com isso, empresas do varejo terão consumidores fidelizados e satisfeitos, que irão realizar pagamentos recorrentes em menores parcelas naquilo que antes deveria ser pago à vista, e com um detalhe muito importante: sem juros.

    A estratégia utilizada por empresas de todo o planeta é uma tendência em plena ascensão e deve ser difundida ainda mais nos próximos meses.

    O consumidor se atrai por essa tendência pois os provedores de BNPL podem oferecer uma experiência superior à prestação de crédito tradicional, muito menos burocráticas e mais tecnológica.

     

    Leia também: Fintechs de nicho: o futuro das finanças se faz com inclusão e inovação

    Exemplos de BNPL: o que já existe pelo mundo?

    Como exemplos de BNPL, uma das gigantes mundiais, a Amazon, tem a sua própria oferta de BNPL, conhecida como Amazon BNPL, em que seus clientes têm a possibilidade de pagar um quinto do preço da compra integralmente e o restante em valores iguais e sem juros nos próximos meses.

    Outras empresas, como a Visa, a Apple e a Square, aderiram às suas próprias soluções para o BNPL.

    Essa acessibilidade que aumenta o poder de compra do consumidor, deve aumentar ainda mais nos próximos anos. De acordo com o relatório da FTP (Financial Technology Partners), globalmente, até 2024, o BNPL saltará de 2,1% para 4,2% como meio de pagamento nas compras em e-commerce.

    Fonte: FT Partners

    Uma outra característica, é a respeito da faixa etária. O BNPL tem se tornado muito popular entre os Millennials (nascidos entre 1980 e 1994), nas lojas físicas. Para o comércio eletrônico, a tendência está se tornando impulsionada tanto pelos Millennials quanto também pela Geração Z (nascidos entre 1995 e 2015).

     

    Como funciona o BNPL?

    Basicamente, o BNPL oferece uma linha de crédito para os seus clientes. Mas a grande pergunta é: e quando a empresa não possui disponível essa linha de crédito? É nesse momento que entra a financiadora, que são funding próprias ou bancos parceiros.

    A financiadora permite que mesmo quando o cliente pagar parcelado, a loja receba o valor cheio no ato da compra.

    Outra grande diferenciação do crediário comum para o BNPL é que hoje em dia a grande maioria das empresas que praticam o BNPL, utilizam “super apps”, que são aplicativos que participam da jornada do consumidor do início ao fim. Essa interatividade permite um maior engajamento do público consumidor com a empresa.

    De acordo com um estudo da C+R Research, quase 30% dos clientes do BNPL utilizam o serviço pelo menos uma vez ao mês. Entre outras vantagens se encontram aumento da taxa de conversão, redução de abandono do carrinho, conquista de novos clientes, aumento de vendas, aumento do ticket médio, entre outras.

    Em datas comemorativas, como a Black Friday e o Natal, empresas que utilizam o BNPL em sua estratégia de negócios possuem uma fortíssima vantagem competitiva em relação à concorrência.

    Mas lembre-se: para o consumidor, um dos principais riscos é o empilhamento de dívidas relacionadas ao BNPL. Por isso, atenção e estratégia ao utilizar esse recurso.

    De todo modo, o BNPL é uma tendência no mercado de pagamentos e banking que está apenas no seu começo e as expectativas é que logo, graças a todas as tecnologias, teremos ainda mais novidades em relação ao tema.

    Aumento do poder de compra, aderência da tecnologia, maior fidelização do cliente… Essas são algumas das vantagens dessa tendência global. E a sua empresa? Está preparada para a inovação?

     

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