Autoatendimento: solução em tempos de pandemia
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Totem de autoatendimento MOAI: infinitas possibilidades para o Varejo durante (e após) a pandemia do Covid-19
A pandemia está transformando o cenário do varejo no Brasil. Com lojas temporariamente fechadas ou capacidade reduzida, o autoatendimento ganhou novo status e a tecnologia, que costumava ser implementada apenas como uma alternativa de inovação, agora é uma necessidade na readaptação do setor aos novos tempos.
Para continuarem próximas ao cliente, empresas de todas as áreas precisam disponibilizar formas diferentes de atender o público com a mesma segurança e agilidade de antes.
Atentos ao que o mercado precisa, fizemos um webinar com a MGI Tech, para falar sobre o tema e apresentar o MOAI, nossa solução de autoatendimento para o setor varejista. Neste artigo, compartilhamos alguns dos destaques da conversa, que também contou com a participação de dois clientes que já utilizam o MOAI em suas lojas, Oscar Calçados e Supermercados D’Avó.
Conheça as funcionalidades e benefícios do MOAI
Junto à MGI Tech, desenvolvemos o MOAI, um produto que tem uma complexidade maior que a de um totem comum, pois é um conjunto formado por hardware, software, serviços, B.I e análises, permitindo a gestão completa por parte do varejista.
Através dele é possível que o cliente realize pagamentos, consulte ou imprima suas faturas e veja o histórico de transações. Tudo isso com a garantia da segurança de uma câmera 3D, que permite o login com biometria facial. Quando o MOAI não está sendo utilizado, o estabelecimento pode aproveitar o totem para a inserção de imagens e vídeos de promoções, por exemplo.
Além de todas as funcionalidades do autosserviço, outros pontos que beneficiam a relação entre vendedor e consumidor foram ressaltadas no webinar, como:
✅ Diminuição de filas no PDV: Com a instalação dos totens de autoatendimento, clientes que iriam na loja apenas para realizar pagamentos ou consultar extrato podem evitar a fila do comprador e agilizar sua visita.
✅ Sistema intuitivo: Apesar da resistência que algumas empresas têm em implementar soluções como essa, a tecnologia do MOAI é semelhante à navegação no celular, facilitando o entendimento de quem utiliza.
✅ Manutenção à distância: Se o sistema apresentar algum problema ou precisar de atualização, não é preciso acionar um técnico, pois toda a manutenção é feita remotamente.
Quer saber como está sendo a experiência de quem já instalou o MOAI em suas lojas e o impacto dessa solução nos negócios? Confira!
Experiências de quem já utiliza o autoatendimento no varejo
Convidamos o Diretor Administrativo e TI da Oscar Calçados, Nelson Cazarine, e o Diretor de Facilidade e Simplicidade no Grupo D’Avó, Márcio D’Avó, para participar do webinar e contar sobre a adaptação com o sistema e como o autoatendimento impactou o dia a dia das lojas.
Para ambos, a primeira medida após a implementação do MOAI foi de alocar funcionários para orientar os clientes que não sabiam usar os totens de autoatendimento. Os dois perceberam uma rápida evolução do público, que aceitou bem o sistema em pouco tempo depois da instalação.
No caso da Oscar Calçados, a empresa traçou uma nova estratégia desde que a pandemia forçou o fechamento das lojas: “pegamos os totens e levamos para redes de supermercados e farmácias, avisamos os clientes via SMS e oferecemos essa facilidade”, comentou Cazarine. Para ele, uma das vantagens da tecnologia é essa mobilidade de adaptação em diferentes espaços físicos, permitindo também a autonomia dos clientes e a oportunidade de novas parcerias.
A experiência do Grupo D’Avó também tem sido positiva. Em função do novo coronavírus, D’Avó diz que os processos de pagamento nos totens aumentaram de 40% para 52%: “as pessoas estão preferindo não ter o contato do atendimento ao caixa. A pandemia acelerou o uso”.
Economia para o varejo durante (e após) a pandemia
Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizado entre 15 de março e 2 de maio, o varejo brasileiro teve retração de 56% no faturamento habitual em relação ao período anterior à crise, como mostra a matéria do Estadão.
Dessa forma, outro benefício que o sistema de autoatendimento agrega aos negócios é a redução de custos, que auxilia o mercado varejista em períodos de crise econômica, mas que também pode ser levado em consideração após a pandemia. Para o Grupo D’Avó, por exemplo, estima-se que a implementação do MOAI custou três vezes menos que a manutenção de caixas.
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