Cartão de crédito white label: quais as vantagens para as empresas?

Publicado em 12 abr 2022.

Tempo de leitura 12 minutos de leitura

Já se foi o tempo em que apenas os bancos e instituições financeiras podiam oferecer cartão de crédito aos seus clientes. Um bom exemplo disso é o cartão de crédito white label, uma opção muito interessante para empresas de diversos setores e fintechs que querem ofertar seu próprio cartão de crédito aos seus consumidores.

Mas você sabe o que significa esse termo e o que ele representa para os negócios? Continue neste artigo para saber as principais vantagens do cartão de crédito white label para as empresas.

 

O que é cartão de crédito white label?

 

O cartão de crédito white label é um cartão que pode ser oferecido por empresas de diversos setores diretamente aos seus clientes, com a marca e o design próprios da empresa.

Embora existam variações de cartão de crédito white label, este formato geralmente inclui uma bandeira de cartão amplamente aceita, como Visa, Mastercard e Elo, por exemplo.

Isso permite que o cliente utilize o cartão de crédito em diferentes estabelecimentos, da mesma forma que o tradicional cartão de crédito fornecido pelo banco.

 

Entendendo o termo white label

 

A ideia por trás do termo white label é simples: por meio de uma marca ou “etiqueta branca”, tradução livre para o termo, as empresas podem expandir sua atuação no mercado oferecendo serviços financeiros aos seus clientes de forma terceirizada.

Assim, é possível oferecer um cartão de crédito diretamente aos clientes com a estrutura completa fornecida por uma empresa especializada em tecnologia para serviços financeiros.

 

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Quais as vantagens do cartão de crédito white label para as empresas? 


Reforço de marca

 

Quando uma marca cria um cartão white label, uma das maiores vantagens é o reforço dessa marca em toda a solução oferecida ao seu cliente.

Em outras palavras, o cartão de crédito white label terá a cara da marca que oferece esse serviço aos seus clientes. Isso inclui sua logo, seu design, o layout desejado e até o uso do aplicativo dessa empresa para gestão e controle dos gastos.

Assim, para o cliente, essa empresa é a criadora do cartão, o que traz credibilidade e reforço da marca no mercado.

 

Mais vendas

 

Oferecer um cartão de crédito white label diretamente aos clientes também pode impulsionar as vendas de um estabelecimento.

Isso porque quando uma empresa concede crédito ao consumidor, ele automaticamente ganha mais poder de compra. Além disso, as chances de que esse cliente retorne a este estabelecimento também crescem consideravelmente.

Seja para realizar o pagamento da fatura ou para adquirir novos produtos com condições especiais, é muito comum que o cliente tenha preferência por essa marca e crie um relacionamento duradouro com ela.

 

Novas fontes de receita

 

O cartão de crédito white label também pode trazer novas linhas de receita para a empresa por meio de taxas ou tarifas que podem ser atreladas ao cartão.

Além disso, a empresa também pagará menos taxas de cartão de crédito, algo relevante principalmente para empresas com um alto volume de vendas.

 

Clientes mais satisfeitos

Oferecer um cartão de crédito diretamente aos clientes é uma ótima saída para deixá-los mais satisfeitos e fiéis a uma marca.

Com a gestão dos dados e o acompanhamento das transações realizadas por esses clientes, é possível criar campanhas mais direcionadas e assertivas. Além de oferecer recompensas, descontos exclusivos e outros benefícios que elevam a experiência do seu cliente e o deixa mais satisfeito com essa marca.

 

Leia também: Embedded Finance: o fenômeno que está transformando empresas em “bancos”

 

Quais setores podem emitir um cartão de crédito white label?

A verdade é que empresas de todos os setores podem oferecer um cartão de crédito com sua própria marca a seus clientes e colaboradores.

Atualmente, esse serviço já é muito comum entre grandes empresas de varejo, por exemplo. Com um alto volume de clientes e recorrência de compras, essas empresas têm muito a ganhar ao oferecer um cartão com sua própria marca diretamente aos seus clientes.

Ainda assim, empresas de segmentos mais especializados, como transportadoras, agronegócio e telecomunicações, também encontram muitos benefícios neste tipo de oferta.

No final das contas, esse é um recurso que permite que empresas de diversos setores unam expertises e participem de uma verdadeira transformação – a inclusão financeira – além de, é claro, impulsionarem seus negócios com novas oportunidades de ganhos e expansão.

 

No varejo, outra grande oportunidade é o Buy Now, Pay Later. Faça download do material para entender melhor o potencial dessa solução de crédito

 

Como uma empresa pode ter seu próprio cartão de crédito white label?

 

Em resumo, as empresas possuem dois caminhos para oferecer um cartão de crédito com sua própria marca aos seus clientes.

Primeiro, a companhia pode fazer todo o processo por conta própria. Para isso, é necessário cumprir com diversas questões regulatórias – no caso do Brasil, por exemplo, estabelecidas pelo Banco Central (BCB) –, adquirir licenças de bandeira de cartão, ter uma infraestrutura tecnológica robusta e times especializados, entre outras atribuições.

Além de exigir times especializados e um alto custo operacional, o caminho por conta própria pode ser longo, sendo necessário aguardar muitos meses ou até anos para a conclusão de todo o processo.

O segundo caminho é por meio de parcerias estratégicas com empresas que oferecem os serviços financeiros e tecnológicos para a emissão de cartões white label. Por meio dessas parcerias, empresas de todos os tamanhos e segmentos podem oferecer serviços e produtos financeiros diretamente para seus clientes, como um cartão de crédito, com a sua própria marca.

 

Credit Card as a Service: a solução para empresas que querem ter seu cartão de crédito white label

 

Credit Card as a Service (CCaaS) é o nome da solução que possibilita que empresas ofereçam serviços de cartão de crédito aos seus clientes sem a necessidade de desenvolver sua própria infraestrutura e possuir sua própria licença de bandeira.

A solução permite que os negócios contem com um provedor especializado para lidar com a complexidade operacional e regulatória envolvida no processamento de cartões. Dessa forma, as organizações podem ter essa nova fonte de renda sem deixar de focar no seu core business.

Nesse sentido, via de regra, o CCaaS inclui:

  • Emissão e processamento dos cartões;
  • Escopo regulatório e licenças;
  • Tecnologia por meio de APIs escaláveis;
  • Segurança e prevenção a fraudes;
  • Possibilidade de criação da própria interface com a marca da empresa.

Quer saber mais sobre Credit Card as a Service? Confira o painel sobre o tema com Roberto Amud, Credit Director da Dock, durante o Febraban Tech 2023, na Fluid Arena.

 

Como escolher a melhor parceria para emitir cartão white label?

 

Sendo assim, para escolher a melhor parceira para emitir os cartões de crédito white label, é importante analisar diversos fatores deste negócio. Os principais se referem à tecnologia, expertise no setor financeiro e solução antifraude.

  • O ideal é que a empresa ofereça API’s financeiras abertas, nativas e documentadas, para melhor flexibilidade e gestão da sua solução.
  • Ter uma solução completa que atue de ponta a ponta – do processamento da avaliação de crédito à cobrança e emissão de faturas – é a próxima recomendação.
  • Já a tecnologia e infraestrutura de prevenção à fraude é outro aspecto primordial para a segurança dos dados da empresa e de seus clientes, especialmente quando falamos em transações financeiras digitais.
  • Por fim, o ideal é que a empresa parceira tenha muita expertise no setor financeiro. Assim, a empresa também ganha um trusted advisor dentro deste novo segmento de atuação.

 

Como a Dock apoia as empresas na emissão de cartão de crédito white label

 

A Dock é uma empresa líder em tecnologia para serviços financeiros na América Latina e oferece, por meio da plataforma Dock One, uma solução completa de Credit Card as a Service.

Assim, nos últimos anos, grandes empresas latinoamericanas de varejo, telecomunicações, fintechs e outros setores escolheram a Dock como parceira para emitir seu cartão de crédito white label.

Além das funcionalidades básicas de gestão de conta e cartão, a Dock oferece outros importantes diferenciais:

  • Wallets Digitais para melhorar a experiência nas transações virtuais e presenciais, eliminando a necessidade de cartões físicos e dinheiro em mãos;
  • Cartão No Name e Virtual;
  • Cartão adicional (físico ou virtual) para dependentes;
  • 3DS para prevenir fraudes com o protocolo de segurança usado na autenticação do portador durante os pagamentos online;
  • CVV Dinâmico;
  • Antecipação de parcelas;
  • Personalização de parcelamento de faturas;
  • Bloqueio temporário;
  • Limite adicional para transações que superem o limite atual (Overlimit);
  • Saque no varejo e compra com saque;
  • Promoções Visa (One Click Enrollment).

 

Pilares da operação de CCaaS da Dock

 

Para que uma operação de CCaaS funcione, existem três pilares fundamentais. O Processing (Processamento) inclui os serviços de processamento e autorização das transações, além da atualização em tempo real do saldo de crédito disponível, limites e bloqueios de contas.

Neste pilar, também estão incluídas a entrega de um conjunto de arquivos regulatórios nos layouts estabelecidos pelas instituições reguladoras, e integração com prestadores de serviços de embossing.

BIN Sponsor refere-se à utilização da licença de bandeira da Dock com as principais bandeiras do mercado (Visa, Master e Elo). Este pilar fornece o suporte e a infraestrutura para a emissão e processamento de transações dos cartões.

Por fim, por meio do pilar Fraud Prevention, a solução da Dock conta com atividades envolvendo a análise, identificação, avaliação e mitigação dos riscos associados às operações financeiras de uma instituição. A finalidade é proteger os clientes e reduzir o risco de transações fraudulentas.

 

Por que oferecer cartão de crédito white label por meio da solução de CCaaS da Dock

 

Nossa alta tecnologia, expertise no negócio e licenças das principais bandeiras do mercado nos permitem oferecer uma solução completa e de rápida implementação. Assim, qualquer empresa pode emitir cartões aos seus clientes em pouco tempo.

Enquanto a Dock trabalha em toda parte tecnológica, burocrática e antifraude durante o ciclo completo do processamento do cartão, as empresas podem focar em seus negócios e na experiência de seus clientes.

Além disso, as organizações que utilizam o CCaaS da Dock podem lucrar com duas receitas possíveis: o repasse do interchange mensal – que para cartões PF e PJ, pode ser de 45% a 55% sobre o TPV – e o rendimento de 100% a garantia da bandeira.

Conheça todos os detalhes sobre a plataforma Dock One:

 

Qual a diferença entre cartão white label e private label?

 Você já ouviu falar em cartão private label? Caso tenha dúvidas de qual modelo atende melhor os objetivos da sua empresa, explicamos neste artigo a diferença entre cartão private label e white label.

 

Cartão de crédito white label: o que você viu neste artigo

 

  • O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores. Por isso, muitas empresas buscam oferecer cartão de crédito white label diretamente aos seus clientes.
  • O cartão de crédito white label é um cartão bandeirado que pode ser utilizado nas lojas da própria empresa solicitante e também em outros estabelecimentos que o cliente desejar.
  • Entre as principais vantagens para as empresas estão o reforço da marca, aumento nas vendas, inclusão de novas fontes de receita, redução de custos, fidelização e satisfação dos clientes.
  • Empresas dos mais variados setores podem oferecer um cartão white label aos seus clientes.
  • A Dock oferece uma solução completa para emissão de cartão de crédito white label para empresas de todos os tamanhos e segmentos por meio do Credit Card as a Service. Conheça a plataforma Cards & Credit da Dock.

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