Conta Digital do Bem: iniciativa para ajudar população brasileira durante a pandemia
4 minutos de leitura
Contas digitais gratuitas permitem que beneficiários recebam auxílio do governo sem sair de casa e que utilizem o crédito em redes varejistas, mesmo sem cartão
A Conta Digital do Bem é parte do movimento “Conta com o Varejo”, iniciativa social conjunta com os principais varejistas brasileiros que visa disponibilizar contas digitais para que desbancarizados recebam o Auxílio Emergencial e outras fontes de crédito sem sair de casa e, ainda, que realizem compras em supermercados, e-commerces e aplicativos de entrega e transporte – sem a necessidade do uso de papel moeda, cartão de plástico ou mesmo conexão com a internet.
A Conta Digital do Bem realiza todos os serviços bancários primários, como transferências, recebimento de depósitos, pagamentos de contas e recarga de celular. É gratuita e opera de forma totalmente digital. Possui número de banco, agência e conta, portanto mesmo aqueles que não tem condições de ter algum tipo de vínculo com bancos, podem se cadastrar na plataforma para realizar a transferência do Auxílio Emergencial sem ter que enfrentar longas filas de agências bancárias.
Elimina, também, a necessidade de seus usuários terem contato com dinheiro físico, uma vez que o aplicativo é capaz de gerar um Token vinculado ao CPF, que pode ser informado no ato de uma compra presencial, em redes credenciadas, para realizar o pagamento – e que não exige que o celular esteja conectado à Internet para funcionar.
Conta Digital do Bem: iniciativa para ajudar população brasileira durante a pandemia
“Nos últimos dias, vimos agências bancárias e lotéricas com filas e aglomerações de pessoas querendo sacar o Auxílio Emergencial. Pensando em maneiras de disponibilizar esse benefício do governo para a população de maneira rápida e segura, criamos uma alternativa independente, que também servirá como um acelerador para o varejo neste período de crise.
Não teremos ganho financeiro algum com o movimento. Queremos apenas ajudar a população a fazer compras essenciais de forma segura e, ainda, trazer benefícios aos varejistas, uma vez que com a Conta Digital do Bem não há custos de transação (MDR) e poderão ampliar sua carteira de clientes sem terem que arcar com custos de impressão e entrega de cartões físicos, por exemplo”, explica Antonio Soares, CEO da Conductor.
A Conta Digital do Bem está disponível para download na Play Store. Clique aqui para baixar
Rede de aceitação da Conta Digital do Bem
Somente no varejo de alimentos, um dos mais essenciais nesse momento, a aceitação do movimento “Conta com o Varejo” já é bastante robusta: já são 1.200 lojas credenciadas, presentes em 23 estados brasileiros que, juntos, somam um faturamento de R$ 95 bilhões – o que representa 24% de todo o setor supermercadista.
Algumas das principais redes de hiper e supermercados, além de clube de compras, já aderiram à iniciativa. Contando com outros segmentos de consumo, como farmácias, postos de combustíveis, lojas de construção e de cama, mesa e banho, os pontos de venda chegam em 15.600, presentes em 2.700 municípios de todos os estados. Só no estado de São Paulo, são 4 mil lojas credenciadas.
“Estamos por trás da tecnologia de alguns dos principais varejistas do Brasil e temos um know-how profundo em operações de contas digitais white-label. Unimos esses dois assets da Conductor para provocar um movimento de mercado e para auxiliar a crise que assola a economia do país por conta do coronavírus”, complementa Soares.
Cartão virtual para compras no e-commerce
A Conta Digital do Bem também disponibiliza um cartão virtual para compras online em qualquer site ou aplicativo – operando dentro dos termos regulatórios do Banco Central do Brasil. Além disso, o CPF Token, tecnologia embarcada na conta, está disponível gratuitamente para bancos, fintechs, carteiras digitais, marketplaces e demais instituições financeiras que queiram integrar a solução em suas plataformas, permitindo que seus clientes façam compras no varejo – sem a necessidade do uso do cartão de plástico, dinheiro vivo e acesso à Internet.
Para saber mais detalhes sobre a Conta Digital do Bem e como a sua empresa pode fazer parte desta iniciativa ao entrar para a rede de aceitação, envie um email para [email protected].