IoT: impactos no mercado e perspectivas para o setor financeiro
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A IoT ou a “Internet das Coisas” (Internet of Things) é a tecnologia que traz objetos da vida offline para o mundo online, conectado. Inúmeras são as possibilidades de uso da IoT nos negócios, e o setor de banking e payments tem ainda mais razões para acompanhar de perto essa novidade.
As empresas que oferecem soluções financeiras já vem utilizando a IoT de diferentes formas. De fato, a Internet das Coisas pode auxiliar os negócios em relação aos principais desafios enfrentados no segmento financeiro. Entre eles, a necessidade contínua de inovação, a sobrevivência em um ambiente muito competitivo e o aprimoramento constante da gestão de fraude.
Quer saber mais detalhes? Reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre IoT e seus impactos para o mercado e, em especial, para os setor de banking e meios de pagamentos. Acompanhe!
O que é IoT?
IoT é a sigla utilizada para descrever uma grande rede de objetos interligados, capazes de trocar informações de todo tipo entre eles próprios através da conexão com a Internet.
A variedade de objetos que compõem a IoT aumenta continuamente, alcançando além de computadores, smartphones e tablets, também relógios, pulseiras, equipamentos domésticos e industriais, e até mesmo carros inteligentes.
As informações trocadas entre eles são captadas do ambiente através de sensores, softwares e sistemas. Os dados compartilhados podem ser referentes às condições externas, às condições do próprio objeto e também aos hábitos e preferências do usuário.
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Como funciona a IoT?
Através da conexão dos objetos do dia a dia com a rede, a IoT possibilita a automatização de diversas atividades, permitindo que pessoas possam viver e trabalhar com mais comodidade e tranquilidade.
A IoT consiste em um ecossistema composto basicamente por:
- Dispositivos e sensores que captam informações do ambiente, como fotos, localização, movimentação, temperatura, iluminação etc;
- Conectividade e interoperabilidade entre os objetos conectados à rede;
- Processamento de dados para proporcionar análise de todas as informações recebidas e entregar resultados rápidos.
Cada objeto conectado à IoT oferece uma interface adequada à finalidade do seu uso, coletando informações e comandos que alimentarão toda a rede.
Todos os segmentos do mercado vão usufruir dos benefícios advindos da IoT, porém os setores de banking e fintechs têm motivos especiais para acompanhar de perto essa tecnologia.
A automatização e os benefícios da IoT para o setor financeiro
Os principais benefícios gerados pelo advento da IoT estão ligados à automatização de tarefas. Ao trazer maior agilidade para o cotidiano de pessoas e empresas, economiza-se tempo para atividades estratégicas.
O grande volume de informações trocadas permite que a IoT proporcione também:
- Maior segurança contra fraudes: existem mais formas de verificar a identidade do usuário, seja por hábitos e preferência, seja por imagens, voz etc.
- Maior personalização dos serviços: com necessidades e preferências mapeadas, as empresas podem oferecer produtos e serviços customizados.
- Redução de falha humana: a automatização permite mecanismos de checagem mais eficientes que reduzem a possibilidade de errar ao realizar transações.
- Facilidade na tomada de decisão: a customização dos produtos e serviços facilita o entendimento, melhora a jornada de compra e agiliza a decisão.
Empresas que prestam serviços diretamente aos seus consumidores são especialmente beneficiadas pela IoT. O surgimento do chatbot, por exemplo, revolucionou a maneira como os bancos e empresas que oferecem serviços financeiros interagem com seus clientes.
Aplicações da IoT em finanças
Para o setor, o uso dos assistentes virtuais possibilitou, por exemplo, que o cliente consiga atendimento todos os dias, a qualquer hora, sem filas de espera.
Além da significativa economia de tempo dos usuários e recursos das empresas que antes eram gastos em serviços ao consumidor, a IoT também já tem sido utilizada para outras diversas finalidades. Abaixo listamos alguns exemplos da aplicação da IoT em finanças:
- Criação de produtos e serviços personalizados, como programas de pontos e fidelização;
- Realização de pagamentos digitais sem uso de dinheiro ou cartão físico, através de carteiras virtuais em relógios e celulares, por exemplo;
- Melhorias nos mecanismos de prevenção a fraudes através do cruzamento de dados sobre os hábitos e preferências dos consumidores;
- Aumento da segurança em transações virtuais com uso de dispositivos capazes de gerar autenticação por imagem;
- Automatização de transferências e pagamentos através de contratos inteligentes;
- Maior monitoramento das agências físicas e uso de ATM’s (ou caixas eletrônicos) através de câmeras, sensores e via cruzamento de dados coletados do usuário;
- Aperfeiçoamento nos sistemas dos ATM’s, mais inteligentes e conectados a dispositivos móveis;
- Maior rapidez no processamento de dados sobre clientes, fornecedores e mercado para auxiliar no processo de decisão na compra ou contratação de serviços e produtos financeiros.
Como a IoT pode auxiliar nos desafios do segmento financeiro de meios de pagamento?
A Internet das Coisas também pode auxiliar os negócios em relação aos principais desafios enfrentados no segmento financeiro e de meios de pagamento. Abaixo, mencionamos alguns pontos importantes nesse sentido.
Alta Competitividade
Em um setor que está em constante mudança e no qual existe uma competição bastante acirrada, a IoT traz a possibilidade de gerar ainda mais conhecimento sobre o mercado consumidor, as suas necessidades e preferências.
Fidelização de clientes
Além de obter mais informações para atração de novos clientes, a fidelização tende a ser mais fácil quanto mais personalizado for o produto e o serviço oferecido. A IoT potencializa a captação e processamento de dados do consumidor.
Inovação contínua
Através dos dados captados, a IoT proporciona insights contínuos sobre mudanças desejáveis no modelo de negócio e permite que as empresas direcionem investimentos para projetos estratégicos.
Prevenção de fraudes
O cruzamento das informações captadas associado ao uso de diferentes dispositivos para autenticação via IoT permite que as empresas aprimorem a sua solução antifraude e evitem cada vez mais transações fraudulentas.
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Seu negócio está preparado para o futuro com a IoT?
Com o advento da tecnologia 5G e a crescente interoperabilidade entre dispositivos diversos, a IoT tende a revolucionar a maneira como os meios de pagamento e o banking funcionam. Na Dock, estamos ansiosos para ver essa transformação tomando forma!
IoT: o que você viu neste artigo
- IoT é a sigla utilizada para descrever uma grande rede de objetos interligados, capazes de trocar informações de todo tipo entre eles próprios através da conexão com a internet. Exemplos: relógios, eletrodomésticos, carros inteligentes.
- Por meio da conexão dos objetos do dia a dia com a rede, a IoT possibilita a automatização de diversas atividades, proporcionando comodidade e agilidade.
- Entre os benefícios da IoT, estão a automatização de tarefas, maior segurança contra fraudes, maior personalização dos serviços, redução de falha humana e maior facilidade na tomada de decisão.
- A IoT já está sendo aplicada de muitas formas no setor de banking e fintechs, em assistentes virtuais, na criação de produtos e serviços personalizados, na realização de pagamentos digitais, na automatização de transferências e pagamentos, no cruzamento de dados para redução de fraudes etc;
- A Internet das Coisas traz uma série de benefícios para os negócios do setor financeiro: facilita a atração e fidelização de clientes, gera insights para atender à necessidade de contínua inovação para adaptação às necessidades do mercado, auxilia sobremaneira os mecanismos de prevenção de fraudes, entre outros.
- A tendência é que a IoT revolucione a maneira como os meios de pagamento e o banking funcionam.
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