Conductor Labs: conheça nossos laboratórios de pesquisa
3 minutos de leitura
Os Labs estão localizados no estado da Paraíba, onde a empresa possui uma unidade com foco em tecnologia
Com a missão de fomentar a pesquisa e desenvolvimento no mercado de meios de pagamento, desde 2017 a Conductor implementou quatro Labs em universidades reconhecidas na área de tecnologia.
Segundo Thiago Sampaio, Gerente de Sistemas da Conductor e um dos idealizadores do projeto:
“Os Labs foram criados porque precisávamos de um ambiente que inspirasse inovação e que pudesse transformar essa inspiração em tecnologia. O objetivo final é trazer melhorias para todo o ecossistema de meios de pagamento da Conductor”.
Cronos, nossa solução de prevenção a fraudes saiu do Conductor Labs
O laboratório na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) foi o piloto do projeto e trabalha exclusivamente na pesquisa da tecnologia blockchain. Este estudo, inclusive, deu origem ao Cronos, nossa solução proprietária de prevenção a fraudes, baseada em I.A. e machine learning.
“Até o momento, os laboratórios superaram nossas expectativas, como no caso do projeto Cronos, baseado em blockchain, que saiu do Lab da UFPB e foi implementado em toda a empresa”, complementa Thiago.
A plataforma Cronos conta com uma estrutura empresarial, que executa cargas de trabalho de Inteligência Artificial em qualquer lugar e em grande escala. Foi projetada para suportar diversos pilares e processos, como Desvio de Comportamento, Predição, Fraude, Intercâmbio, Banking e outros.
Em Campina Grande, cidade considerada um dos principais polos tecnológicos nacionais, encontra-se mais um laboratório. O Lab da UNIFACISA, além dos estudantes da universidade, conta também com seis colaboradores Conductor, quase todos ex-estagiários egressos da instituição que foram efetivados. Esta unidade é responsável por manutenção de software e atendimento de chamados.
Os demais laboratórios de pesquisa ficam dentro das universidades UNIESP e UNIPÊ. No primeiro, existem duas frentes de trabalho, uma voltada para a automação de testes de Cards-API, para a equipe do MarketPay (https://conductor.com.br/areas/marketpay), e outra direcionada a estudar novas tecnologias DevOps, a fim de atualizar os sistemas legados. Já na UNIPÊ, o foco é pesquisa e desenvolvimento em Quality Assurance (QA).
Além de promover a inovação tecnológica, os Conductor Labs tem um segundo propósito, não menos importante: a capacitação de jovens profissionais da área de TI, que não só recebem treinamentos dentro de seus campos de estudo na universidade, como ainda podem se especializar em práticas e tecnologias ainda pouco exploradas e com demanda crescente no mercado, como DevOps e Blockchain.
Muitos estagiários que passaram pelos Labs foram contratados e agora trabalham em João Pessoa, como é o caso do Bruno Santos, que foi da primeira turma do Lab da UFPB e hoje é Analista Pleno na equipe de Autorização e Certificação:
“O Lab proporciona a experiência de estar dentro do mercado de trabalho antes de terminar o curso, o que é muito bom. E agora, como funcionário Conductor, vejo que fez muita diferença já poder entrar na empresa conhecendo a regra do negócio”.
Mais de 70 alunos já passaram pelos quatro Conductor Labs desde a sua abertura e 30 foram contratados após o término do estágio. A Conductor pretende aumentar em 50% os investimentos neste projeto em 2020, expandindo para outras universidades na Paraíba e também em São Paulo.
Nossos Labs também já saíram em uma matéria no G1!
Quer saber mais sobre a iniciativa? Fale com a gente 😉