NRF Retail’s Big Show: conheça o maior evento de Varejo do mundo
6 minutos de leitura
Em janeiro, Nova York se torna a capital do varejo mundial. Há mais de 100 anos, a cidade sedia a NRF Retail’s Big Show, um evento que dita as tendências e compartilha as boas práticas para o setor.
Para os profissionais do varejo, a NRF (como é carinhosamente chamada pelo público) é referência e indica o que deve estar na mira para que suas empresas se mantenham competitivas em um mercado tão dinâmico. E, neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre o evento e a edição de 2020!
O que é a NRF Retail’s Big Show?
Simplesmente o maior evento mundial voltado para o setor de varejo! A NRF Retail’s Big Show acontece anualmente em Nova York, durante três dias de agenda intensa entre palestras e uma feira de tecnologia com tendências e oportunidades para o setor.
E não é por acaso que este é considerado o evento mais importante do mundo para o varejo. São milhares de participantes, vindos de dezenas de países para aprender – e compartilhar conhecimento – com grandes nomes do setor.
NRF em números
- Mais de 38 mil participantes;
- Mais de 86 países representados;
- Mais de 300 palestras durante os três dias de evento;
- Mais de 800 expositores.
O maior evento do varejo também é um dos mais antigos do setor, sendo realizado desde 1911 pela National Retail Federation (NRF). Esta organização é a maior associação comercial do mundo, representando mais de uma centena de instituições americanas e internacionais, além de lojas de departamento, redes de restaurantes, supermercados e varejistas independentes.
Atualmente, o Retail’s Big Show acontece no Jacob K. Javits Convention Center, localizado na 11° Avenida de Manhattan.
Se foi tendência no varejo, passou pela NRF
Com mais de 100 anos de realização, pode-se dizer que a NRF foi palco das grandes transformações do varejo. Desde sua primeira edição, em 1911, tendências e tecnologias foram apresentadas e discutidas a fundo, acompanhando os altos e baixos do setor.
Como exemplo de algumas transições importantes que marcaram edições da NRF Retail’s Big Show, temos a mudança do comportamento do consumidor nas décadas de 1950 e 1960, deixando de comprar itens em pequenas lojas de bairro para consumir produtos industrializados vendidos em lojas de departamentos.
Décadas depois, por volta dos anos 2000, a transição foi outra: das grandes lojas de departamentos e hipermercados, o foco começava a mudar para o varejo online. Em 2003, a Amazon obteve lucro pela primeira vez e puxou o debate sobre como empresas poderiam explorar esta grande arena que é a internet para aumentar as suas vendas.
Mas, já que falamos em altos e baixos, é importante lembrar como as edições de 2009 e 2010, pós crise econômica, trouxeram como desafios para o varejo a criação de novos postos de trabalho e a recuperação das vendas — o que continua um desafio 10 anos depois.
Atualmente, segundo o CEO da National Retail Federation, Matthew Shay, um dos principais focos do varejo permanece sendo a geração de empregos, mas também a educação dessa nova geração de profissionais do setor para usar e desenvolver tecnologias que estão transformando essa indústria e exigindo novas habilidades e competências.
Falando em adoção de tecnologia, este, sem dúvidas, é um dos eixos principais para a próxima edição do evento, em janeiro de 2020. Experiências digitais de compra, automação de processos e modelos de varejo inovadores serão três tópicos bastante explorados para ajudar os varejistas a navegar em um mundo cada vez mais pautado por tendências como Inteligência Artificial, Big Data e novos meios de pagamento.
Por que participar da NRF Retail’s Big Show?
Bem sabemos o quanto o varejo é extremamente dinâmico. Portanto, as empresas do setor precisam acompanhar a rápida evolução do comportamento do consumidor para garantir uma presença competitiva no mercado. Esta razão, por si só, bastaria para visitar a NRF ou, pelo menos, para acompanhar os conteúdos apresentados por lá todos os anos.
Entretanto, existem outros bons motivos para participar da NRF Retail’s Big Show, que listamos a seguir:
1. Networking global
Estar no mesmo local que mais de 38 mil profissionais de varejo, vindos de diferentes cantos do mundo, proporciona uma oportunidade única de networking. Participar do evento permite conhecer boas práticas, trocar experiências e até mesmo fechar novas parcerias de negócios.
2. Palestras de grandes nomes do varejo mundial
O evento também proporciona uma oportunidade única de saber o que pensam os grandes líderes da indústria. Entre os palestrantes da NRF 2020, estão nomes como Satya Nadella (CEO da Microsoft), Corie Barry (CEO da Best Buy) e Ben Silbermann (Co-founder e CEO do Pinterest).
3.Apresentação das ferramentas mais avançadas no setor de exposições
A lista de expositores não fica para trás. Grandes empresas estarão por lá apresentando suas soluções tecnológicas para o varejo, assim como startups que demonstrarão seus produtos inovadores para transformar o setor. Ao todo, serão mais de 800 expositores divididos em três andares do Jacob K. Javits Convention Center.
4. Experiências únicas
Por fim, além de palestras, workshops e área de exposição, a NRF também promove experiências únicas para vivenciar o presente e o futuro do varejo. Entre elas estão, por exemplo, as visitas guiadas a estabelecimentos do recente complexo imobiliário Hudson Yards e do badalado bairro do SoHo. Também são feitos tours guiados no setor de exposições, com foco em temáticas como Inteligência Artificial e Experiência Digital de Compra.
Dock na NRF 2020!
Temos acompanhado de perto a transformação do varejo e, por isso, a NRF é um evento no qual marcamos presença há alguns anos. Em 2020, viajamos junto com as comitivas brasileiras da BTR Varese e da GS&MD Gouvêa de Souza, como patrocinadores desses grupos.
E, para contar o que de melhor aprendermos por lá, vamos compartilhar os principais insights aqui em nosso blog e também em nossas redes sociais. Acompanhe!