8 tecnologias em meios de pagamento para potencializar negócios durante e depois da pandemia
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Ainda existem muitas incertezas em torno da pandemia, mas uma coisa que sabemos é que muitos dos hábitos dos consumidores vieram para ficar. Portanto, diversas soluções que pareciam momentâneas, com o objetivo de incentivar as transações financeiras, agora estão se consolidando como permanentes em um contexto no qual usuários demandam tecnologias em meios de pagamento mais simples, ágeis, seguras e adequadas ao que mudou em suas rotinas.
E, se o seu negócio emissor de meios de pagamento ainda não se adaptou e aderiu a funcionalidades capazes de atender à demanda do consumidor e mantê-lo protegido – enquanto impulsiona os resultados da sua empresa – está na hora de aproveitar essas oportunidades.
Neste artigo, vamos falar sobre 8 tecnologias em meios de pagamento que podem ser incorporadas em contas digitais e cartões private label. Confira!
Tecnologias em meios de pagamento para aprimorar seus serviços financeiros e fortalecer relacionamentos
Para estimular o uso de meios de pagamento digitais em um contexto de queda de consumo e medidas de distanciamento social, é necessário agregar novas tecnologias que incentivem a utilização do seu cartão ou conta digital e, ao mesmo tempo, minimizem o impacto da pandemia para os negócios.
Por isso, desde o início do período de crise ocasionado pela Covid-19, apoiamos nossos clientes identificando tecnologias em meios de pagamento da plataforma Dock que podem ajudá-los a alcançar esse objetivo.
Funcionalidades que representam oportunidades para criar novas relações com os consumidores e aumentar a base de clientes da sua empresa, tornando-a inclusive mais rentável.
Confira abaixo essas tecnologias em meios de pagamento:
1. Cartão Virtual
Essa é uma das soluções digitais mais conhecidas em processamento de cartões por ser uma alternativa segura para compras não presenciais (e-commerce em sites e aplicativos) e bastante prática, já que possibilita que a primeira compra ocorra logo após o onboarding digital do cliente. Ou seja, o usuário não precisa esperar o cartão chegar até seu endereço para começar a utilizá-lo.
Além disso, o cartão virtual pode ser usado em qualquer tipo de produto, com emissores pré-pagos que operam no débito ou no crédito. Também pode ser configurado para uso do saldo da conta, do limite do cartão ou até mesmo em ambos, de acordo com o interesse do emissor na diferenciação do seu produto.
O cartão virtual também reduz custos com nova emissão de cartões no caso de tentativas de fraudes.
2. CVV Dinâmico
Dentre as funções No Plastic da Dock – em que é dispensado o uso de um cartão físico para as transações – o CVV Dinâmico é uma opção interessante para que o emissor não precise gerar vários números de cartões virtuais aos seus clientes, uma vez que a cada compra o sistema gera um novo código de segurança para o usuário.
A funcionalidade ainda elimina a possibilidade de copiar os dados do aplicativo e realizar transações sem autenticação, aumentando assim a segurança do cartão virtual para os clientes.
3. 3DS
Com o aumento das tentativas de fraudes em meios de pagamento, é preciso investir cada vez mais em recursos que protejam o usuário e evitem que ele tenha uma experiência negativa com seu serviço financeiro. Neste sentido, a função 3DS proporciona uma camada de segurança complementar nas transações.
Para o usuário final, a mudança é pequena: antes de finalizar compras em e-commerce e demais operações realizadas em ambiente virtual, o portador do cartão receberá de sua instituição financeira um código digital de verificação por meio de SMS ou push no celular, com o objetivo de confirmar seus dados e garantir sua proteção.
4. Tokenização
A criação de tokens em carteiras digitais (Wallets) torna as transações mais simples, além de permitir que o consumidor efetue suas compras logo após o onboarding.
A Dock auxilia os emissores no processo de solicitação para fazer a tokenização por ser certificada para a geração de cartões tokenizados pela VISA e Mastercard, possibilitando a criação de tokens nas Wallets da ApplePay, SamsungPay e GooglePay.
Além disso, com o crescimento no uso dos canais digitais durante a pandemia, uma alternativa que vem sendo bastante utilizada para realizar transações é o link de pagamento. Para essa solução, nossa plataforma também possibilita operações via cartão private label e CPF Token, já integrados com adquirentes do mercado por API.
5. Contactless
Como uma das tecnologias em meios de pagamento que mais vem crescendo no Brasil, a funcionalidade contactless, ou pagamento por aproximação, representa uma grande oportunidade para simplificar as transações e, também, para auxiliar na contenção da pandemia ao reduzir o contato físico e o tempo do checkout.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a modalidade movimentou R$ 18,6 bilhões no primeiro trimestre de 2021, um avanço de 372% em comparação com o mesmo período de 2020.
Acompanhando esse crescimento, incluímos uma terceira validação de valor na modalidade contactless aqui na Dock, possibilitando que o emissor configure qual limite deseja aprovar nas transações por aproximação sem senha, dentro do limite de R$200,00 estabelecido pela Abecs para esses pagamentos.
6. Cartões/Contas Adicionais
Nesta funcionalidade, o titular do cartão pode limitar os valores (saldo/limite) que serão consumidos, tanto para produtos de crédito, quanto para os pré-pagos.
O oferecimento de cartões adicionais (crédito, débito ou pré-pago) pode ajudar muito na diminuição da utilização de dinheiro em cédula e no controle do fluxo de caixa em tempos de crise econômica, além de contribuir para a inclusão financeira de pessoas da família do portador que não tenham fonte de renda, por exemplo.
7. Funções Multicontrole
Com essa modalidade, o usuário pode controlar os gastos que são realizados com o cartão, bloqueando funções de acordo com seu interesse/necessidade. Veja exemplos de transações cuja disponibilidade pode ser gerenciada pelo portador:
- Compras no e-commerce
- Saques
- Compras por wallets
- Compras internacionais
- Contactless
- Definição de ramos de atividade (MCC) para compras com determinado cartão
Essas funções dão mais autonomia, protegem contra tentativas de fraudes e melhoram a experiência do usuário de meios de pagamento, sendo uma excelente ferramenta para a fidelização.
8. Parcelamento de Compra
Esta é uma opção para os negócios que querem diversificar as possibilidades de pagamento. Diferente do “parcelamento de fatura”, esta função possibilita parcelar uma ou várias compras selecionadas da fatura do cliente – mesmo depois da compra ser realizada.
É relevante também no parcelamento de compras internacionais ou para a redução do valor total da fatura que irá fechar, dando mais fôlego ao consumidor.
Extra: WhatsApp Pay e seu impacto no mercado de meios de pagamento
Uma grande novidade entre as tecnologias em meios de pagamento é a liberação de transações via WhatsApp pelo Banco Central.
Esta inovação, que foi lançada oficialmente em 30 de março de 2021, permite ao aplicativo funcionar como uma nova modalidade de pagamentos, sendo um “Iniciador de Transações”, assim como o Pix. E, sem dúvidas, deve movimentar o mercado ao oferecer uma concorrência maior às soluções de pagamento já conhecidas.
Por isso, mais do que nunca, agora será necessário adicionar aos seus produtos financeiros características com as quais o WhatsApp Pay já nasceu: facilidade de acesso, simplicidade no uso e agilidade nas transações.
Além, é claro, de funcionalidades que os usuários não irão encontrar neste meio de pagamento. Portanto, é preciso ficar de olho em oportunidades – como as que apresentamos neste artigo!
Tecnologias em meios de pagamento: o que você viu neste artigo?
- Cartão virtual;
- CVV Dinâmico;
- 3DS;
- Tokenização;
- Pagamento Contactless;
- Cartões/Contas adicionais;
- Funções Multicontrole;
- Parcelamento de Compra;
- WhatsApp Pay.
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