O que são Micro-mercados?
3 minutos de leitura
Esqueça as vending machines, o futuro é dos micro-mercados: mais acolhedores, práticos e baseados na confiança entre as pessoas
Os micro-mercados são como lojas de conveniência, porém funcionam de forma totalmente autônoma e tem como alicerce a confiança. Além disso, não ficam localizados na rua ou em postos de gasolina, mas sim dentro de outras empresas.
Nos micro markets, os produtos ficam expostos como em um mercado comum (em gôndolas, freezers e/ou geladeiras expositoras), e o mix disponibilizado é muito maior – e mais saudável – do que os das vending machines que costumamos ver em escritórios por aí, pois também são comercializados alimentos mais frescos como sanduíches, saladas de frutas e sucos naturais.
Mas o mais legal dos micro-mercados é realmente a relação de confiança que estabelece entre empresas e compradores: as pessoas selecionam o que querem levar (podem tocar, sentir a temperatura, ler os rótulos, etc), se dirigem ao terminal de autoatendimento e pagam suas compras de forma fácil e rápida, usando seu cartão de débito, crédito ou até mesmo cartões de benefício refeição/alimentação.
Tudo isso acontece sem qualquer supervisão. Não existe nenhuma figura humana presente para garantir o pagamento das compras.
Ter um micro market operando dentro da organização é uma excelente forma de fortalecer o relacionamento com o público interno, ao oferecer às pessoas uma experiência de compra extremamente conveniente: em um ambiente confortável com o qual já estão habituadas, com total flexibilidade para que façam suas compras no horário que quiserem e ainda sem a necessidade de deslocamento.
O micro-mercado da Gelb
Ao buscar informações sobre micro-mercados no Brasil, umas das empresas que mais aparecem nos resultados é a Gelb. Sediada em Porto Alegre/RS, nasceu no início de 2018 e foi criada com base nos conceitos de Micro Market e Honesty Market.
“Isso não vai dar certo, vocês serão roubados!“
Mesmo ouvindo isso com frequência, os três sócios-fundadores da Gelb (um gaúcho, um paulista e uma alemã), acreditaram no modelo de negócio e seguiram em frente. E não é que deu certo?
Hoje já contam com três centros de distribuição localizados em Porto Alegre, Vale dos Sinos (Gde. P. Alegre) e São Paulo, e seus micro-mercados estão dentro de espaços corporativos, condomínios residenciais e comerciais. Atingem em torno de 10.000 pessoas, divididas entre diversas empresas do Rio Grande do Sul e São Paulo.
Conductor e Gelb
Em breve, a Conductor será mais uma das empresas a receber um micro market da Gelb em nosso escritório em Alphaville. Mas além de oferecer um micro-mercado para nossos colaboradores, essa parceria vai possibilitar que eles possam viver os próprios meios, que é um de nossos valores:
Para pagar suas compras, utilizarão as tecnologias de autoatendimento criadas pela Conductor, como o totem Moai.
O que são Micro-mercados?
Adoramos divulgar iniciativas inovadoras por aqui, e a Gelb com certeza é uma delas. Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre como ter um micro market na sua empresa, fale com a Malu, Head of Customer Service, responsável pelo AUtendimento ao cliente da Gelb:
Gostou? Aproveite que você está aqui e leia mais conteúdos focados no Varejo.